quarta-feira, 24 de setembro de 2008

VIII° SEMINARIO “Pe HEITOR”





MEMÓRIA DO SEMINÁRIO - 1º Dia



Durante os quatro dias do VIII Seminário de PE. Heitor foi realizada uma verdadeira anamnese (do grego aná = trazer de novo e mnesis = memória). Com a exibição dos vídeos, fotos, cartas e relatos das pessoas que com ele conviveram, foi possível sentir a presença dele, era como se esses 10 anos sem a sua presença física não existissem; ele continuando no meio de todos com seu largo sorriso, sua quietude e sua capacidade de provocar a reflexão.

O clima emocional foi cultivado desde o começo com o canto da esperança “Irá chegar” e o canto da amizade “Um abraço negro”.
Neste seminário, a reflexão, a sensibilização e os questionamentos estiveram presentes desde o 1º dia, pois o grande tema “BEBER DO POÇO ALHEIO” foi esmiuçado nos sub-temas: RESGATE DA MEMÓRIA de Pe. Heitor: Negritude, CEBs, Juventude Negra e Movimento Popular; HÁ UM CHEIRO DE EVANGELHO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO. Estes sub-temas ajudaram os presentes a conhecerem e/ou relembrarem a figura de Heitor e acolher o anseio religioso, dialogante e libertador da sua missão. Percebeu-se que era impossível dissociar a pessoa e o trabalho desenvolvido, pois Heitor acreditava no que fazia, fazia-o pela certeza de poder contribuir. E contribuiu muito, como se pode perceber pelos relatos de Yulo, William, Jéssica e Jailton.






CENPAH - Centro de pastoral Afro Padre Heitor

O CENPAH, Centro de Pastoral Afro “pe. Heitor Frisotti”, foi fundado em 1999 pelos Missionários Combonianos, uma congregação de origem italiana, cujo carisma é trabalhar com os mais pobres e abandonados, especificamente com a comunidade negra na África e na diáspora. O CENPAH nasceu como resposta aos anseios da População negra, que é a maioria na cidade de Salvador. Quem começou este trabalho foi justamente Pe. Heitor Frisotti que viveu em Salvador de 1983 até 1998, aproximando o mundo afro com a mente o com o coração, publicando estudos e reflexões de riqueza incalculável, porque nascidas de uma convivência apaixonada. O CENPAH, em parceria com o Centro Arquidiocesano de Articulação da Pastoral Afro, articula diferentes iniciativas em prol do povo negro das comunidades eclesiais da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sobretudo dentro do Bairro de Sussuarana onde está situado.
O CENPAH tem quatro objetivos principais:


◊ Resgate da Identidade negra Positiva;
◊ Promover uma ação Pastoral inculturada;
◊ Promover um diálogo inter-religioso com as religiões de matrizes africanas;
◊ Trabalhar para integração do Negro na sociedade e na Igreja.



Nenhum comentário: